sábado, 28 de março de 2015

Ter, Não Ter e Perder

Fala, galera! Desculpa o atraso XD Mas hoje eu vou dar um aviso muito chato. Não teremos nenhuma ilustração.
boring...
Sinto pessoas me deixando em 3...2...1...

Se você continuou lendo, muito obrigada! XD Acontece que essa semana eu estive muito doente e ainda estou. Não consegui postar nada no instagram e nem na página da Lola. Mas vamos ter calma e paciência porque a Semana Santa tá chegando e eu terei tempo livre pra fazer muitas ilustrações... e pra botar as disciplinas da faculdade em dia. XD

Mas eu não queria deixar o dia passar em branco, então vamos nessa!

Tá bem!
Vocês sabiam que existe uma diferença entre ter, não ter e perder? (Claro que existe, Nath! Mas porque que você tá falando sobre isso? Nada a ver!). Parece óbvio, mas até mesmo as pessoas esclarecidas confundem.

De acordo com o dicionário, “Ter” significa "possuir, estar em posse ou em poder de alguma coisa", ou seja, significa que você tem alguma coisa e aquilo vai permanecer sendo seu por tempo indeterminado. Agora a parte complicada e que até eu tenho medo de me enrolar... porque a grande verdade, foi que eu me enrolei. XD

O “Não ter” significa que você nunca teve. Já o “Perder” quer dizer que você já esteve em posse de algo, mas que por algum motivo aquilo não lhe pertence mais. Uma frase dramática, mas que marca bem a diferença entre esses dois pontos é a seguinte “Não se perde aquilo que nunca se teve”.

Entendi.
A confusão dos termos não surge no emprego das palavras, mas sim no imaginário das pessoas. Vou dar um exemplo meramente ilustrativo.

Eu não tenho um gato, mas eu gostaria muito de ter. Eu converso com meus pais e eles falam que vão pensar. Depois de algumas semanas, os meus pais dizem que eu não posso ter o gato.

- Percebam que em momento algum eles disseram que “sim” ou que “não”, mas foi o suficiente pra me fazer elaborar toda uma fantasia de que o gato já era meu. Mas esse gato nunca foi meu. Meus pais nunca mentiram pra mim. Eu fui a responsável pela confusão.

(Nossa, Nath. Mas porque esse texto agora?)

Eu acho importante esclarecer essas coisas, pra evitar problemas futuros. Por que se sabotar às vezes parece uma saída muito rápida e simples, e que poupa um aborrecimento. O problema é que poupa um aborrecimento a curto prazo, mas na verdade, nós estamos criando uma grande armadilha pra nós mesmos.

Ah, tá certo...
Bem, é isso pessoal!

Espero que tenham gostado do texto. Mais uma vez, desculpa por não haver uma ilustração. Mas, sigam meu instagram (@natgsousa) e o da Lola também (@lola.natgsousa). Lá tem muitas coisinhas bacaninhas. XD

Bisus!

Um comentário:

  1. Tu já leu o conto da ilha desconhecida do Saramago? Tem uma parte q ele diz: "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

    ResponderExcluir