sábado, 21 de março de 2015

Reflexões

Fala, pessoal. Tudo certinho com vocês? Xuxu beleza? Espero que sim =D

Olha que essa semana foi uma loucura, viu? Muita coisa pra fazer, muita leitura de texto (a grande maioria tá atrasada XD), provas... enfim!

Mas também houve muitos momentos reflexivos. Um desses momentos surgiu graças a leitura que fiz de um texto pra faculdade, e com isso tive uma “tomada de consciência”. Vou colocar o trechinho aqui pra vocês:

Nesse ponto, consideramos importante fazer uma diferenciação entre o que estamos chamando de confirmação e o que comumente se entende por elogio. Isso nos mostra que confirmação e elogio não são sinônimos e que nem todo elogio é confirmador. Um exemplo típico de um elogio que não é confirmador é quando a criança faz um desenho e vai toda animada mostrar para o adulto que ocupado com outra coisa, mal olha para o desenho e diz “que lindo!”. Embora isso possa ser considerado um elogio, não é uma confirmação, porque não foi autêntico e o adulto não se encontrava presente na relação, o que a criança rapidamente percebe.

É uma leitura simples de um texto de fenomenologia, e ele trata da importância de não falar coisas da “boca pra fora” para uma criança, pois elas percebem e isso irá afetá-las no seu processo de desenvolvimento, fazendo com que ela desconfie da veracidade do que é dito e a longo prazo, construir uma percepção errônea acerca de suas potencialidades.

Apesar do texto ser direcionado para os cuidados com a criança, eu vejo que nós podemos enxergar para além desta relação adulto-criança. Pensar em como nós devemos estar implicados naquilo que falamos pras pessoas, e não simplesmente jogar “Pronto! Agora te vira com a informação e faça dela o que quiser.”. Isso não é justo com o receptor, e acredito que seja por isso que temos tantas falhas de comunicação.

Por isso escutamos tanto “Mas eu falei isso pra você!”, “Desculpa, na verdade eu quis dizer isso!”, “Mas eu já tinha dito isso antes!”. E o pior é ter que aturar aquela pessoa que falou por falar, achar que a culpa é sua. Porque você não prestou atenção, ou não valorizou aquilo que ela disse.  E você pensa “Vixi, meirmão! Foi mermo oh! O fulanim disse foi muito isso.”. Mas ai já é tarde...e as coisas que podem ser perdidas até nos darmos conta, as vezes podem ter um valor inestimável.

Às vezes, a pessoa que fala, até tem boa intenção. Mas a linguagem corporal e a expressão facial dela dizem o que? Um exemplo, é quando você chama alguém pra fazer algo, e a pessoa fala “Claro, vai ser legal!”, com aquela cara de terapeuta inabalável... ai é complicado, né? Ou até mesmo o contrário. A pessoa te diz algo expressando euforia, e no final não da em nada.

De qualquer forma, sendo breve ( Até parece que tu é breve... ¬¬), eu queria apenas externar esse pensamento. Pode ser que vocês concordem, e pode ser que não. Mas fica aqui o recado.
Vamos a ilustração de hoje! (GRAÇAS A DEUS!)



Tava rolando no face um mimimi que dizia assim:

Tenho a intenção de encher o Facebook de desenhos animados para interromper a saturação de imagens e vídeos violentos. Se eu receber um "curtir", vou escolher um personagem para você!!!

Ai eu pensei “Meirmão isso é muita besteira oh!”. Ai uma amiga fez e eu continuei achando besteira. Mas curti só pra ver no que ia dar. Eis que ela me deu NANA OSAKI do anime Nana. oO Aí depois dessa eu pensei “Me'rmão eu quero brincar dessa besteira aqui, oh!”. Acabou que eu ia só postar uma imagem, mas um amigo sugeriu um fanart e eu topei.

A ilustração foi feita com aquarela...cara, aquarela dá um trabalhinho sabe? Tendo em vista que ela é um material de virtudes e qualidades únicas XD eeeeee, por não ter muito tempo de praticar, as vezes acabo por não dominar muito bem a técnica da mancha. Mas no final, sempre da aquela sensação de que valeu a pena.

É isso aí, pessoal. Desculpem-me pelo texto enorme e pelo atraso. Espero que tenham gostado. Um super beijo e até a próxima =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário