sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Parceria que Deu Certo 2

Boa noite, galera! Tudo certo com vocês?

Antes de mostrar os post de hoje, um pequeno comunicado. Algumas pessoas estão me perguntando porque eu ando sumida do instagram. Bem, é aquele velho mimimi de sempre (faculdade, provas e trabalhos). Mas isso está prestes a mudar, eu garanto. Tenho boas novas para contar (não ainda hoje, mas tenho)
.
Não, não vou deixar ninguém, tenham só um pouquinho mais de paciência.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa! XD

É com um grande prazer que eu posto hoje a segunda história feita com meu amigo. O tema hoje é Narcisismo, e em seguida, um texto explicando o conceito.



NARCISISMO

Segundo Freud (1914) o narcisismo é importante na constituição do Eu, tem importante papel no desenvolvimento sexual normal de todo ser humano. Trata-se de um investimento feito pelos cuidadores da criança (por isso se fala em renascimento do narcisismo parental). Freud fala de narcisismo primário e secundário. Primário é quando o bebê é o centro e a mãe a extensão dele, daí a frase “Sua majestade, o bebê”. Já o secundário seria quando o indivíduo, que já passou pela castração, passa a investir em outros objetos no mundo e volta a investir apenas em si mesmo (ex: esquizofrenia como um exemplo mais “fixo” desse narcisismo secundário, mas as doenças em geral são um movimento nesse sentido, já que o indivíduo se concentra na doença até que essa seja eliminada, ele se concentra em si mesmo e para de investir no mundo como fazia antes).

O desenvolvimento do Eu consiste em um processo de distanciamento do narcisismo primário e produz um intenso anseio de recuperá-lo (Eu ideal). Esse distanciamento ocorre por meio de um deslocamento da libido em direção a um Ideal-de-eu que foi imposto a partir da cultura, e a satisfação é obtida agora pela realização desse ideal.

FREUD, Sigmund. À Guisa de Introdução ao Narcisismo. In: HANNS, Luiz Alberto. Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 2004. v.1, p. 96-119.

Bem, é isso!

Espero que tenham gostado da história e entendido a explicação.

Um super beijo e até a próxima semana.

2 comentários:

  1. Bem interessante essa iniciativa de vocês...
    Além de ser uma forma de chamar a atenção do publico em geral, por algo que, muito acreditam, ser coisa de "nerds" ou chata; também ajuda na divulgação entre as próprias pessoas que se interessam por esse tipo de assunto.

    Parabéns! ^^'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!
      É bom ver que tanto os alunos mais velhos quanto os mais novos gostaram e conseguiram entender o conteúdo. n_n

      Excluir